Seguidores

sábado, 3 de novembro de 2012

Sabe o que é roteador e para que ser?

Roteador wi-fi: O que é, para que serve e dicas para configurar

 
 




Nos últimos anos tivemos um crescimento no número de usuários de Internet que acessam a rede por alguma tecnologia de banda larga como ADSL (Speedy & Velox), cabo (Net Combo), antena, etc. E com a queda de preços, também passou a ser muito comum em uma casa existir mais de um computador.  Mas como ligar 2 ou mais computadores na internet ao mesmo tempo em uma casa? E como conseguir acessar a internet de um notebook sem usar fio (wi-fi)?
Uns 10 anos atrás, para fazer esse tipo de compartilhamento era necessário algum conhecimento avançado de informática. O usuário precisava comprar um hub (equipamento para colocar computadores numa mesma rede) e um computador (normalmente um Linux ou um Windows com o Internet Connection Sharing) com duas placas de rede para compartilhar a internet. Este tinha tinha que ficar ligado 24 horas por dia para que os outros computadores conseguissem acesso a Internet.
Se esta última frase te deixou desesperado, não se preocupe! Felizmente um outro dispositivo de compartilhamento de internet se popularizou nos últimos anos. O roteador.

O que é e para que serve um roteador wi-fi?
O roteador é um dispositivo que serve para compartilhar rapidamente um único ponto de internet para vários computadores, sejam eles ligados via cabo (conexão mais rápida) ou via wi-fi (um pouco mais lenta, porém com toda mobilidade de uma conexão sem fio).
Algumas vantagens do roteador
Existem inúmeras vantagens de se usar um roteador no lugar de toda parafernalha citada acima. Primeiro que o usuário não precisa de um computador só para compartilhar a internet. Também economiza na luz, já que o roteador gasta muito menos energia que um computador ligado 24 horas por dia. Mas talvez as três principais vantagens sejam a fácil instalação (conectou, funcionou), a disponibilidade de conexão wi-fi, ou seja, é a possibilidade de conectar qualquer dispositivo com wi-fi (notebooks, netbooks, celulares, smartphones, tablets, impressoras, vídeo games, etc) sem um único furo nas paredes e cabos passando no meio do corredor e principalmente a segurança, já que além de fazer o serviço de compartilhamento, o roteador também funciona como firewall, bloqueando tentativas externas de acesso aos computadores ligados na rede.
Dicas de configurações
Conectou o cabo que sai do modem(esquerda) na entrada WAN do roteador (direita) e pronto! Simples assim…
A grande sacada dos roteadores wi-fi mais modernos é que basta conectar cabo que sai do modem (dispositivo que recebe o sinal da internet e joga para o computador) na porta WAN do roteador e pronto (se a internet for ADSL, basta colocar o login e senha do provedor PPPoE). O problema é que da mesma maneira que você pode se conectar facilmente a sua rede wi-fi, um vizinho ou uma pessoa na rua também pode se conectar nela sem maiores problemas. Para evitar com que pessoas estranhas acessem sua internet (imagine um hacker usando sua internet para roubar dados de terceiros ou vasculhando sua rede atrás de senhas) , os roteadores possuem chave de criptografia.
Essa chave é utilizada para bagunçar o conteúdo que é transmitido na comunicação computador-roteador, impossibilitando que outras pessoas consigam visualizar o conteúdo transmitido (senhas, por exemplo) e também serve como senha para que ninguém se conecte na sua rede, tornando a livre de aproveitadores de redes abertas.
Existem algumas variações, mas basicamente temos 2 tipos de chaves: WEP e WPA.
A WEP (Wired Equivalent Privacy) é um protocolo mais antigo e que já foi quebrado (ou seja, é inseguro). Só a utilize caso seus dispositivos não aceitem conexão WPA (Nintendo DS, por exemplo).
A WPA (Wi-Fi Protected Access) é uma evolução do WEP, corrigindo as vulnerabilidades, tornando-o bem mais seguro. Ideal para transformar uma área em um hotspot (ponto de acesso a internet wi-fi).
Configurando a criptografia: Escolha WEB (inseguro) o WPA, coloque uma senha e pronto! Simples e rápido.
Embora existam outros protocolos mais novos (como WPA2), as configurações serem escolhidas dependem bastante dos equipamentos que você irá ligar. Para entender melhor sobre esses e outros protocolos de segurança, vale a pena dar uma lida neste post do Infowesten => http://www.infowester.com/wifi.php
Portas para conexões via cabo
Caso sua rede interna possua muito trafego interno de dados (um servidor de backup, por exemplo), o ideal é usar cabeamento para ligar o computador na rede. Normalmente os roteadores wi-fi possuem mais 4 portas de conexão usando cabo. Embora possa dar mais transtorno na instalação (compra de cabos, montagem dos conectores e furos nas paredes), a velocidade de transmissão de dados é superior ao wi-fi.
Algumas dúvidas
Meu modem é da marca X. Ele só vai funcionar com um roteador da mesma marca?Não. Os 2 equipamentos não precisam ser da mesma marca ou modelo. Eles funcionam normalmente mesmo sendo de marcas diferentes
Qual a diferença entre roteador wi-fi, access point e hotspot?
Nenhuma. Ambos significam que o equipamento vai transformar a área ao redor dele em um ponto de acesso a internet.
Qual o alcance de sinal de um roteador wi-fi?
Com a antena que acompanha o equipamento, normalmente 30 metros. Mas pode diminuir se existir muitas paredes entre o ponto de instalação e o ponto de acesso. Porém existem antenas a venda no mercado que aumentam este ganho.
Meu computador não tem wi-fi para conexão sem fio. Só posso acessar a internet via cabo de rede?
Adptador s/ Fio DWA-125 USB D-Link a venda no eFacil.com.br
Sim. Mas você pode adquirir uma placa de rede wi-fi USB. Com isso, seu computador poderá acessar a internet via wi-fi sem maiores problemas.
Posso montar uma rede interna com os computadores conectados na rede criada pelo roteador?
Sim. Você poderá fazer a rede e tirar todas as vantagens, como acessar pastas e arquivos do outro computador, compartilhar impressora, etc
Posso compartilhar a rede wi-fi com meu vizinho?
Embora seja possível, isso é contra as leis da Anatel, pois fazendo isso o usuário estará provendo serviços de internet.
Como acessar a página de configuração do roteador?
Na maioria dos modelos, depois de tudo conectado, basta entrar no endereço http://192.168.0.1, colocar o login “admin” e a senha em branco. Para a sua segurança, troque a senha. Caso não entre, verifique as configurações de acesso no manual de instruções.
Qualquer dúvida sobre compra, instalação ou configuração de roteadores wi-fi, você pode deixar um comentário que teremos o maior prazer de tentar ajuda-lo!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário